Sou protetora de animais e também uma estudiosa do comportamento canino, e tomei a liberdade de dizer alguns fatos sobre o cruzamento entre cães.
Primeiro e mais importante, que uma unica cruza não vai fazer seu machinho sossegar. Ele vai continuar produzindo testosterona que é o hormonio responsavel pelo instinto de procriação (eu disse instinto, e não tesao) e portanto vai seguir necessitando cruzar para preservar seus genes atraves de varias ninhadas.
Outro fator muito importante é que, como protetora, vemos diariamente incontaveis situações de abandono e maus tratos aos animais, sejam eles srd ou de raça definida. Sim, as pessoas também abandonam e maltratam animais de raça pura! Os maus tratos vem de simples donos, chegando aos inescrupulosos criadores de fundo de quintal, verdadeiros gigolôs de animais cujo único propósito é fabricar o maior numero possivel de filhotes para vende-los o mais jovens possivel, a fim de dimimuir os gastos e lucrar o mais possivel.
Neste processo de "fabricar" filhotes, esses chamados seres humanos mantem as matrizes (femeas) e padreadores (machos) nas piores condições imaginaveis, sem cuidados veterinarios, sem alimentação adequada, sem abrigo adequado e, claro, sem socialização nenhuma. A maioria das vezes os animais ficam eternamente presos em gaiolas imundas, quase sem poder se mexer, as femeas tendo ninhadas a cada cio (6 em 6 meses), num verdadeiro circo de horrores.
Animais são seres sociaveis e dependentes do homem, com necessidades fisicas E emocionais.
Por que estou falando tudo isso? Porque ao cruzar seu machinho a ninhada ficará com a dona da femea (em media 5 filhotinhos) e vc não saberá que fim levarão esses inocentes animaizinhos. Vc terá direito a escolher um filhote, e os outros, nas maos de quem cairão?
Outra coisa: para cruzar animais é preciso levar em conta se não há parentesco entre eles para não correr o risco de uma degeneração genética qualquer, o que só se pode saber ao analisar o pedigree do animal, onde constam as informações sobre seus ancestrais. E mesmo assim há "criadores" que falsificam este documento e, claro, a maioria nao tem pedigree. Também é fundamental conhecer o estado de saude completo do macho e da femea, pois há doenças que são transmissiveis tanto genetica qto sexualmente. O temperamento também deve ser levado em conta, ja que também é transmitido geneticamente.
Se um dos pais (ou os 2) tiver alguma doença esta será, muito provavelmente, transmitida aos filhotes. As doenças a que o pequines está mais propenso são de origem oftalmica e ortopedica.
Ainda: o pequines não é uma raça muito dada a brincadeiras infantis (caracteristica da raça). Portanto, se um dos filhotes inadvertidamente for comprado ou doado a uma familia que tenha crianças pequenas e agitadas ele possivelmente será devolvido ou mal tratado ou preso ou doado a outra pessoa ou abandonado...em qualquer dessas alternativas o cão sofrerá, nao é verdade?
No caso de abandono, os animais, que estão sempre se reproduzindo, aqui em Curitiba ja somam aproximadamente 450.000, todos pelas ruas da cidade, famintos, doentes, sendo submetidos a maus tratos e transmitindo doenças aos humanos (zoonoses). E...infelizes, pois animais sofrem de fome, frio, medo...não são seres desprovidos de sentimentos, como vc bem pode notar no relacionamento com seu doguinho.
Há quem acredite que animais tem alma, mas isso é conversa pra outra hora, se vc quiser.
Eis os problemas (gravissimos, causadores de inimaginavel sofrimento aos animais) que o inocente desejo de arranjar uma namoradinha para seu caozinho pode gerar. E acredite, acontece com uma frequencia muito, mas muito maior do que se possa conceber.
A solução? ESTERILIZAÇÃO.
É muito simples. O macho, devidamente anestesiado por um profissional responsavel, passa por uma cirurgia de baixissimo risco para a retirada dos testículos, que são os produtores da testosterona, hormonio responsavel pelo instinto de procriação e somente isso.
A recuperação costuma ser bastante tranquila e rapida, em 10 dias sao retirados os pontos (em torno de 3 ou 4) e o seu caozinho nao mais sentirá necessidade de cruzar, conservando TODOS os outros instintos.
É importante que sejam feitos exames pré operatórios para determinar o atual estado de saudedo animal antes da cirurgia. No caso do pequines, que tem o nariz achatadinho e portanto uma respiração dificultada, o tipo de anestesia mais indicada é a INALATORIA ao invés da endovenosa, com riscos menores durante a cirurgia. Alias, a anestesia é que costuma ser o risco principal deste tipo de cirurgia, por isso a importancia de determinar a saude do animal (coração, pulmao etc).
AS VANTAGENS DA ESTERILIZAÇÃO:
- DIMINUI O RISCO DE CANCER DE PRÓSTATA
- DIMINUI O RISCO DE FUGA DO MACHO (PARA IR ATRAS DE FEMEAS NO CIO)
- DIMINUI A MARCAÇÃO DE TERRITóRIO
- ELIMINA O CHEIRO FORTE DA URINA
- VIA DE REGRA, ACALMA O MACHO
- DIMINUI AS DISPUTAS COM OUTROS MACHOS
- ELIMINA O RISCO DE ACASALAMENTO INDESEJAVEL
Devo alertar que o efeito da castração poderá ser percebido entre 2 e 6 meses após a cirurgia, pois apesar de cessar a produção do hormonio ainda haverá alguma taxa de testosterona circulando pelo organismo, o qual será eliminado dentro deste periodo.
Reginaldo, eu nao podia deixar de bater esse papo com vc, tenho certeza que vc não tinha conhecimento dessas informações. E embora corra o risco de ser mal interpretada ou considerada invasiva, senti-me na necessidade de deixar estes pontos para sua reflexão, e quiçá a mudança em seu pensamento e atitude. E indo mais além, quem sabe vc não se tornará um multiplicador da nossa mensagem, que nada mais é do que a voz desses animais tão sofridos que, nao tendo a capacidade da comunicação como nós humanos a temos, tem a nós como interpretes de suas necessidades e direitos.
Deixo um abraço bem apertado e a esperança de um mundo melhor para nossos amigos de quatro patas.
AnaDog
Curitiba
Direito autoral preservado - AnaDog - anaonda@onda.com.br
Muito bom este artigo Ana parabéns, as pessoas têm que ser conscientizadas da importância da castração dos animais.
ResponderExcluirabraços
Teresa Cristina