TEXTO MUITO IMPORTANTE PARA REFLEXÃO! OS DE TODOS!
De: Martina Rudolph martina@rudolph.com.br
Assunto: Os Protetores e os Animais Humanos
RELATO
"Um sujeito enviou um e.mail para saber ‘se he possivel deixar com vcs 4 gatos vira lata,porém todos estão vermífugados e são bem tratados,só como eu e minha noiva se mudaremos para um apartamento não poderemos leva los juntos”(sic). E ainda se achou no direito de ameaçar; se não buscássemos os animais eles seriam sacrificados. Bacana ele, não é mesmo? Outra pessoa sem noção:”Tenho uma gata de 1 ano +/-, não posso mais ficar com ela, moro em apto e o pelo dela esta prejudicando meu filho. Posso levar a vcs? ou vcs não aceitam?”(sic)
O que será que passa na cabeça de uma pessoa dessas? Que os protetores são todos milionários, não precisam trabalhar e tem um local paradisíaco e infinito para abrigar todos os animais do mundo? Que os protetores existem para solucionar seus problemas? Que os protetores lêem estes absurdos, dão uma gargalhada e continuam suas vidas como se não estivessem diante um crime? Belo exemplo da má educação que estas pessoas darão para seus filhos. E estes reproduzirão a falta de comprometimento, compromisso e responsabilidade de seus pais.
Protetores recebem centenas de e.mail ou telefonemas de pessoas que querem descartar seus animais de estimação, seus companheiros, seu amigos como se fossem lixo. As desculpas são sempre as mesmas. Mudam as pessoas, não as desculpas. As mais ouvidas são: casei, separei, engravidei, mudei, viajei. E claro, o aparecimento súbito de uma alergia. O animal vive há 1 ano com a família e agora surge do nada uma alergia. Antes que alguém resolva me dar uma aula sobre alergias, eu lhes digo: conheço muito bem como acontecem as alergias, tenho rinite alérgica e convivo perfeitamente bem com 5 gatos no meu apartamento. Além dos meus filhos felinos queridos, ainda lido com todos os gatos que hoje vivem em um abrigo. Alimento cachorros e gatos nas ruas. Morri? Não! Continuo aqui, firme e forte, lutando pelos animais. Talvez se eu vivesse dentro de uma redoma de vidro, longe de todos os tipos de ácaros ou outros alergenos, nunca mais tivesse uma crise alérgica. Mas não dá pra viver na redoma. O mundo está ai, coberto de bactérias, vírus, ácaros, entre tantos outros microorganismos que podem prejudicar nossa saúde. A mamãe do e.mail acima deveria comprar máscaras e luvas e esterilizar tudo o que seu filho tocar. É mais fácil do que escovar a gata para retirar os pelos mortos e o ácaro. Para isto é preciso ter comprometimento, compromisso e responsabilidade. Coisas que ela parece não ter!
Eu vejo pessoas histéricas nas vitrines de pet shops por causa das gracinhas que estão lá, tratadas como coisas, como mercadorias. Num impulso consumista, sem avaliar o próprio nível de comprometimento a pessoa entra no pet shop, escolhe o “brinquedinho”, passa o cartão de crédito, parcela em até 6 vezes e leva pra casa um animalzinho porque ele é bonitinho e faz gracinhas. Naquele momento, enternecida pela fofurinha que adquiriu, esta pessoa não pensa que aquele ser vivo precisa ser levado ao veterinário no mínimo uma vez ao ano para as vacinas e TODAS as vezes que estiver doente. Não lembra que este animalzinho precisa de uma alimentação de qualidade. Não lembra que ele pode se transformar de uma criaturinha de meio quilo em um gigante de 25 quilos ou mais. Sendo que o volume de alimentos, fezes e urina também aumentam proporcionalmente. Não lembra que ele arranha, pula nos móveis, morde, tem pelos. Não lembra que ele ficará velho, frágil e ainda mais dependente. Não lembra que é sua obrigação zelar por ele, custe o que custar!
Numa adoção nunca se deve perguntar o que o animal pode fazer por você, mas sempre se deve perguntar o que você pode fazer pelo animal. Não é você que depende dele pra viver. É ele que depende de você! Do momento que você assume esta relação até o dia em que “a morte (natural) os separe” todas as suas decisões vão afetar o animal.
Se você sabe que não aprendeu nada sobre comprometimento, compromisso e responsabilidade, não insista: você não serve para ter um animal. Simplesmente não tenha! Você não é uma má pessoa por isto! Mas assumir um relacionamento com um animal e depois descartá-lo é um ato monstruoso. É imoral! É CRIME!
Sheila C. Wehling
"Para os animais não importa o que você pensa ou sente. Para eles, importa o que você faz".
Nina Rosa
Nina Rosa
Boa noite,
ResponderExcluirGostaria de saber quem poderia ajudar na Festa de São Jorge em Barão de Juparanã-Distrito de Valença RJ.Todo ano é a mesma coisa.As casas tem de ficar cercadas para os cavalos não invadirem e rebentarem portas com coice e as cenas são:passando fome,tomando cachaça,sendo maltratados e até comem bambuns das cercas das casas,machucados e continuam com os arreios em cima deles.Acho que deveriam ter um lugar para esses cavalos ficarem com agua e comida e só acompanharem a procissão.Na hora da procissão a maioria não respeitam,estão bebados e a procissão tem dificuldades para passar.Não sei a quem recorrer,pois não podemos falar nada.Querem saber de qto podem faturar com a festa e não pensam nos cavalos q não podem se defender!.Que fique claro,não sou contra a festa,mas sou contra os maus tratos e ver os animais passando
fome e ninguem pensa neles!!!
Obrigado