Olá amigos dos animais!
Como sempre digo, há várias formas de ajudarmos os animais: Uns têm canil, outros recolhem, outros castram a preço popular, outros contribuem financeiramente, outros fazem o transporte a preço acessível, outros fazem textos, outros ajudam na divulgação para doação, enfim, cada um faz o que pode.
Todos os dias,costumamos receber pedidos de ajuda de pessoas que precisam doar seus animais.
Nem sempre conseguimos ajudar todos ou atendermos todos os e mails. Porém, quando conseguimos fazer as pessoas etenderem e aceitarem nossas orientações já é uma vitória.
É importante orientarmos as pessoas sobre os cuidados com doações e a importância da castração dos animais que vão para doação, principalmente os de raça, pois sabemos que estes serão vítimas da ignorância e ganância humanas, e virarão fábrica de filhotes que futuramente serão abandonados.
Tenho visto protetores que se recusam a ajudar os donos que vão doar seus bichos, caso eles não castrem antes da doação.
O protetor fala: "Sem castrar eu não ajudo", então o dono do animal vira as costas e o doa o bichinho para qualquer um sem castrar.
Falo isso por causa de um caso recente (não quero citar nomes). O protetor falou isso, e a cadela de raça foi para a casa de uma pessoa sem recursos, na periferia, a cadela já quase se afogou na enchente, vai cruzar na rua, etc...
Já podemos imaginar o triste desfecho...
Para evitar isso, acho que podemos tentar diplomaticamante expilcar e convercer a pessoa a castrar.
Caso ela não aceite ou não possa porque tem pressa e está com problemas, o protetor que puder pegar o animal provisoriamente, avise o grupo que precisa de ajuda na castração, doação, etc...
Caso ninguém possa ficar com o animal, outra forma de ajudarmos é enviando textos explicativos para a pessoa que vai doar sobre cuidados com doações e a importância da castração.
Estes textos eu fiz para o site do Projeto Batalha Animal, da Ines Sanches, mas acho que eles podem e devem ser divulgados.
Qualquer protetor que receber um pedido de ajuda, caso não possa atender a pessoa, pode ao menos enviar o texto.
Para os protetores estes textos não trazem nenhuma novidade, mas para os leigos podem ser bem úteis.
Nem sempre as pessoas aceitam estas orientações, mas pelo menos ficamos com nossa consciência tranqüila, fizemos a nossa parte. E pelo que tenho visto, estas orientações estão dando um bom resultado.
ABAIXO SEGUEM OS DOIS TEXTOS. SE VOCÊS QUISEREM PODEM DIVULGAR E ENVIAR PARA QUEM PRECISAR.
abraços
Teresa Cristina :cristela@uol.com.br
**********************************************
1) Doação de animais: cuidados e sites especializados
A doação de cães e gatos exige certos cuidados.
Mesmo conhecendo a pessoa candidata à adoção, ou esta sendo indicada de algum amigo ou parente, procure saber se o animal não será repassado para terceiros.
Doações pela Internet também têm ajudado muitas pessoas e animais, porém alguns cuidados devem ser tomados.
Algumas ONGs de proteção animal costumam pedir xerox de RG, CPF e comprovante de residência para candidatos à adoção de cães e gatos. Outras ainda exigem a assinatura de termos de compromisso de posse responsável, onde a pessoa se prontifica a devolver o animal em caso de maus tratos ou inadaptação do mesmo.
Mas se você não quiser fazer o mesmo, peça telefone, endereço e visite o local antes de doar.Você tem o direito e o dever de saber onde e como seu mascote vai viver.
Não permita que o adotante vá buscar o animal. Pegue o endereço para você conhecer o local onde o animal vai ficar.
Caso a pessoa não queira fornecer o endereço, não doe.
Certifique-se para que seu cão ou gato não caia nas mãos de pessoas inaptas ou alguns criadores inescrupulosos que confinam os animais em canis ou gatis pequenos e sujos, tirando cria indiscriminadamente, para descartá-los aos 6/7 anos quando não poderão mais procriar. Alguns até criam os animais em gaiolas.
Desconfie de quem tem muitos animais e quer fêmea de raça, porém os machos também são usados para procriação, sendo logo depois descartados.
Nem sempre essas pessoas possuem canil, às vezes são criadores de fundo de quintal que têm a ilusão de ganhar dinheiro com comércio de animais, e querem iniciar a criação com apenas um ou dois cães.
Se for para doar para pessoas que querem o animal apenas para guarda, visite o local antes para ver se vão deixar o cão em um lugar adequado, com abrigo para chuva e sol, e não acorrentado ou confinado em pequenos canis de fábricas, estacionamentos, empresas, postos de gasolina, depósitos, favelas...).
Atenção: Atualmente tem pessoas adotando cães e grande porte para alugá-los para guarda. Muitas vezes estes animais são alimentados dia sim, dia não, e quando ficam doentes e velhos são descartados.
Dê preferência para famílias que tenham condições financeiras para arcar com gastos (rações, vacinas, produtos para parasitas), e que possam cuidar do animal com carinho.
Explique que aceita o animal de volta caso ele não se adapte, para que você possa escolher outra pessoa para adotá-lo. Se você não aceitá-lo, saiba que ele poderá ser repassado para qualquer pessoa, e você o perderá de vista.
Se possível, castre seu cão ou gato antes de doá-lo. Contribua para o controle de natalidade animal, evitando nascimento descontrolado, abandono e morte.
Também não se recomenda doar uma animal adulto para sítios ou casas de veraneio. Ele poderá fugir e nem sempre os caseiros cuidam bem do animal.
Os sites de doação/adoção são muito úteis para ajudá-lo a recolocar um animal, mas procure orientar-se com protetores e Ongs de proteção animal, que também poderão ajudá-lo na divulgação e doação do animal.
Não tenha pressa, às vezes escolher uma pessoa adequada pode demorar dias e até meses.
Tenha em mente que o adotante deve ser responsável, ter condições financeiras, local adequado e tempo para cuidar do bicho.
Não doe para jovens sem antes conversar com os pais ou responsáveis.
Fique atento: Segundo algumas Ongs e protetores de animais, já ocorreram casos de doações desastrosas:
*pessoas desequilibradas (psicopatas) que adotavam cães e gatos para matar
*animais adotados para serem sacrificados em rituais religiosos
*pessoas que adotavam para vender os animais para servirem de alimento para leões e tigres de circos, ou adoção de filhotes da cães e gatos para alimentarem cobras de estimação
Não doe sem checar as informações. Algumas pessoas mentem, dando nome, telefone e endereço falsos.
Fonte: PROJETO BATALHA ANIMAL
Algumas indicações de sites de adoção/doação:
www.aila.org.br/doacoes.htm
Há muitos outros sites, pesquise.
2) A importância da castração de animais:
O problema da superpopulação de animais preocupa entidades de proteção animal e órgãos de saúde pública.
Diariamente, milhares de animais (cães e gatos), são apreendidos nas ruas ou levados por seus donos nos CCZs (carrocinha) de várias cidades brasileiras. Até pouco tempo atrás, a maioria dos animais era sacrificada ou levada para servir de cobaia em laboratórios e faculdades.
Hoje foi proibida a eutanásia na cidade de São Paulo, porém ainda há controvérsias, e não há certeza de que esta lei seja mantida, pois o número de cães e gatos abandonados vem crescendo, e muitos ficam vagando pelas ruas sem alimento e água, em condições deploráveis, com sarna e desnutridos, acabando atropelados ou vítimas de maus tratos.
Milhares de cães e gatos de raça ou sem raça definida, terão este destino se as pessoas não se conscientizarem do problema.
Antes de acasalar seu animal, pense se encontrará pessoas realmente conscientes e responsáveis que assumirão o animalzinho até o fim da vida.
A castração é uma medida inteligente e eficiente para reduzir o número de animais sem lar. Ela traz inúmeras vantagens para o homem e o animal. Na fêmea a remoção do útero evita o cio e complicações futuras como tumores nas mamas, no útero, ovários e infecções uterinas (piometra).
Nos machos evita a hiperplasia da próstata e tumores de testículos.
A castração evita a fuga do animal, brigas, prenhez indesejável, doenças venéreas, e sarna contraídas no acasalamento.
Os cães machos tornam-se melhores guardas não desviando sua atenção por conta de fêmeas no cio. Os da polícia militar inclusive são castrados para evitar que desviem a atenção do trabalho por causa de odores de fêmeas no cio.
Seja consciente, contribua para o controle de natalidade animal, evitando nascimento descontrolado, abandono e morte.
Se você pensa em vender os filhotes de sua cadela, entre em alguns sites e veja quantos milhares estão para doação e venda.
Entre em vendas e doações e clique na raça.
Existem muitos outros sites e revistas com anúncios de animais.
Fonte: PROJETO BATALHA ANIMAL
Boa Tarde..fico indignada com as ongs.... bom se existe ongs é para ajudar os animais certo? Pois n é isso q acontece..a 7 meses achei um podloe na rua ... e dei comida..aagua banho, levei ao veterinario. fiz isso para ajudar..ele tem uma alergia a pulga q n passa. Eu a 7 meses ..tendo dar a uma ong, pq n ntenho condições financeiras e nem tempo para cuidar..até agora ninguem ...aceitou o Nino.... eu fui tentar ajudar e me ferrei ..só q a situação ja esta ficando insuportavel..de duas uma ...meu pai q e a jogue na rua, n tenho ,ais escolha
ResponderExcluir... sera q tenho q fazer essa maldade com o animal ..pq nenhuma ong PROTETORAS DO ANIMAIS aceitam o Nino? Obrigada por vcs n fazerem nada ...pelo os ANimais. Joyce
o meu email e jofernandy@gmail.com... é facil doar animais limpos saudaveis e castrados..mas a realidade das ongs e muito diferente.
ResponderExcluirOLHA EU SEEI COMO É QUE É EU TBM LUTO PELOS CACHORROS TENTANDO TIRAR ELES DA RUA MAIS COM EU SO TENHU 12 ANOS MEUS PAIS NÃO DEIXAM E NÃO ME COMPREENDEM MAIS SI EU PODER FAZER PARTE DESSA LUTA QUERO CONSCIENTIZAR TODOS OS SERES HUMANOS QUE ANIMAIS TAMBÉM TEM VIDA -- MSN = LEEH_EU@HOTMAIL.COM
ResponderExcluirOlá leitores, é uma realidade brasileira a vida dos animais abandonados, que sofrem maus tratos e que tem suas doenças que precisam de muito amor e carinho para acompanhá-las. Também é duro a vida dos protetores com seu s recursos próprios fazem e se doam o máximo por eles. Parabenizo a todos que fazem o papel que as ONGS não fazem. Letícia, lindo seus sentimentos pelos animais com essa sua idade. Conhecendo "HISTÓRIAS QUE EMOCIONAM" do Blog você chora por diversas perversidaes que são feitas e nossos governantes nada fazem por esses animais abandonados e mau tratados. Abraços a tods e siga o blog. Maria
ResponderExcluir